segunda-feira, 5 de abril de 2010

Centro Espírita

O primeiro fator causador da evasão dos trabalhadores espíritas tem a ver com o Centro Espírita

Quando o papa da Qualidade Total, W. Edwards Deming, disse que a maioria dos problemas das organizações não tem a ver com o pessoal, e sim com o sistema, ele comprovou algo que precisa tornar-se lugar comum em boa parte das instituições espíritas.
Chegou a hora de os dirigentes espíritas pararem de dizer, o problema está no pessoal e passar a afirmar a solução está no pessoal.
É necessário mudar o sistema, é preciso mudar o modelo, o que, em outras palavras, significa aplicar três passos.

1º PASSO:

DESENVOLVA ESTILO DE LIDERANÇA EFICIENTE E EFICAZ

Desenvolva ambiente de credibilidade, confiança e eficaz comunicação interna: As pessoas sabem de coração que o verdadeiro líder merece confiança. Por isso se comprometem voluntariamente. Com toda a mente, corpo e coração. Grandes vitórias são alcançadas no coração das pessoas.

Mostre e divulgue a direção a ser seguida pelo Centro Espírita: Cabe ao dirigente mostrar sempre a direção a ser seguida.Os frequentadores e trabalhadores precisam saber quais são os objetivos do Centro Espírita daqui a um mês, daqui a seis meses, daqui a um ano, daqui a dois anos etc.

Dê poder e autonomia ao seu pessoal: Dar poder e autonomia ao seu pessoal põe em evidência a necessidade de delegar poderes e responsabilidades. A pessoa com poder é mais ousada, é mais dinâmica.

Quebre paradigmas: Desafie o estabelecido, procurando evitar as utilizações dos mesmos métodos de liderança que deram certo há dez anos. É fácil quebrar paradigmas? Não. Quebrar paradigmas é tarefa somente para o líder eficaz. Mas o quê, ou como, é o líder eficaz? O líder eficaz é ousado. O líder eficaz coloca a contínua aprendizagem como meta prioritária em sua vida.

Concluindo, se aplicar os quatro procedimentos citados (desenvolva ambiente de credibilidade, confiança e eficaz comunicação interna; mostre e divulgue a direção a ser seguida pelo Centro Espírita; dê poder e autonomia ao seu pessoal; quebre paradigmas), o líder conseguirá implantar excelente ambiente de trabalho,  e condição necessária e suficiente para o Centro Espírita atingir seus objetivos maiores.


O trabalho Voluntário na Casa Espírita
Alkindar de Oliveira


Veremos os outros dois passos nas próximas postagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário