segunda-feira, 19 de abril de 2010

Os animais no plano espiritual

André Luiz, nas obras psicografadas por Chico Xavier, mostra-nos a existência de animais no plano espiritual, cachorros, cavalos servindo de instrumento de auxílio para os Samaritanos, em tarefas de socorro nas zonas umbralinas.
Na questão 593 de “O Livro dos Espíritos” os Espíritos explicam que domina nos animais o instinto, mas que têm eles inteligência, embora limitada.
Estamos vendo isso e, o melhor, estamos vendo também no dia-a-dia e na ciência a constatação de sua evolução.
Na questão 597, os Espíritos nos dizem que eles sobrevivem à morte do corpo.

597. Pois que os animais possuem uma inteligência que lhes faculta certa liberdade de ação, haverá neles algum princípio independente da matéria?
“Há e que sobrevive ao corpo.”

a) - Será esse princípio uma alma semelhante à do homem?
“É também uma alma, se quiserdes, dependendo isto do sentido que se der a esta palavra. É, porém, inferior à do homem. Há entre a alma dos animais e a do homem distância equivalente à que medeia entre a alma do homem e Deus.”

598. Após a morte, conserva a alma dos animais a sua individualidade e a consciência de si mesma?
“Conserva sua individualidade; quanto à consciência do seu eu, não. A vida inteligente lhe permanece em estado latente.”

604- Os animais, mesmo os aperfeiçoados, existentes nos mundos superiores, são sempre inferiores ao homem, segue-se que Deus criou seres intelectuais perpetuamente destinados à inferioridade, o que parece em desacordo com a unidade de vistas e de progresso que assinalam todas as suas obras?

“Tudo em a Natureza se encadeia por elos que ainda não podeis apreender. Assim, as coisas aparentemente mais díspares têm pontos de contacto que o homem, no seu estado atual, nunca chegará a compreender. Por um esforço da inteligência poderá entrevê-los; mas, somente quando essa inteligência estiver no máximo grau de desenvolvimento e liberta dos preconceitos do orgulho e da ignorância, logrará ver claro na obra de Deus. Até lá, suas muito restritas idéias lhe farão observar as coisas por um mesquinho e acanhado prisma. Sabei não ser possível que Deus se contradiga e que, na Natureza, tudo se harmoniza mediante leis gerais, que por nenhum de seus pontos deixam de corresponder à sublime sabedoria do Criador.”

O livro dos Espíritos
Os animais e o homem
PARTE 2ª - CAPÍTULO XI

Nenhum comentário:

Postar um comentário