segunda-feira, 26 de abril de 2010

Doação de Orgãos


Gostaria de saber a posição do Espiritismo em relação a Doação de Órgãos... Tenho algumas dúvidas pois sei que a retirada dos órgãos é feita qdo é declarada a Morte Cerebral. Mas será que nesse momento o Desenlace, o desencarne já foi completo?
Resposta: A doação de órgãos é uma conquista recente da Ciência, razão por que não foi tratada na Codificação. À época, sequer se supunha essa possibilidade, que é mais uma etapa do desenvolvimento progressivo da humanidade.
Temos que analisar a questão, portanto, sob a ótica dos ensinamentos trazidos pelos Espíritos, sobre os quais Allan Kardec aprofundou os estudos e os codificou.

E o que os Espíritos nos revelaram?
Que somos espíritos imortais, criados por Deus para atingir a perfeição possível e, com esta, a felicidade eterna.
Para tanto, vivemos ora no mundo espiritual, onde aprendemos com os espíritos mais evoluídos e nos preparamos para novas encarnações e no mundo corporal, onde habitamos um corpo físico que nos servirá para aplicarmos o que aprendemos e para aprendermos mais, sempre tendo como meta a nossa
evolução. Ensina-nos a Doutrina que o combustível que nos move para essa evolução é a prática da caridade. A prática da caridade é, pois, a base da nossa evolução.

A doação de órgãos é inquestionavelmente um ato de amor e caridade, que pode salvar alguém que precise ficar mais algum tempo na vida material. Quando o espírito desencarna, seu corpo físico até então utilizado para nada mais lhe serve, sendo devolvido à natureza a fim de sofrer novas transformações. Está,
portanto, absolutamente de acordo com o ensinamento da Doutrina, em nada contrariando-a, muito pelo contrário.
Quanto ao momento propício para a retirada dos órgãos a serem doados, segundo a Ciência, deve ser imediatamente após a chamada "morte cerebral". Ensina a Medicina que, uma vez esta ocorrendo, não há mais possibilidade de retomada da vida física, restando próxima a morte do corpo. Todavia, nesse momento, o desenlace ainda não se deu. O espírito ainda se encontra tenuemente ligado ao corpo físico, embora não possa mais dele se utilizar.
Por essa razão, é aconselhável que se obtenha antes a concordância do doador, pois se efetuada a retirada sem que o espírito esteja consciente e de acordo com ela pode vir a sofrer algum tipo de perturbação ou de dor, uma vez que as sensações físicas ainda perduram algumas horas, principalmente se o desencarnante for muito apegado à matéria.

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário