quinta-feira, 22 de abril de 2010

Identificando a Depressão

Em nossa vida podemos, de tempos em tempos, passar por algum período de “baixo-astral”. Seja na morte de um ente querido, ou no rompimento de uma relação afetiva, por exemplo.
Podemos ficar tristes, irritados, ansiosos, comer a todo instante, chorar ou dormir mal. Este processo pode durar alguns dias e depois voltamos a viver normalmente.
Mas, este tipo de “baixo-astral” não é o que os médicos chamam de depressão.
Na verdade, depressão é uma doença mais grave, cujos sintomas se apresentam mais intensos e duradouros, afetando tanto o corpo físico quanto a mente.
Ela pode se manifestar a qualquer instante, e sem razões aparentes que possam justificá-la, não necessitando, por exemplo, estar de luto ou haver um rompimento de uma relação.
A doença depressiva pode estar presente em diversos momentos da vida, podendo até ser ignorada e não ser diagnosticada.
É possível identificá-la em fases da vida muito precoces, como na infância, no período escolar ou na adolescência.
E muitas vezes não é dada a devida atenção, podendo correr o risco de se tornar crônica ou podendo se arrastar penosamente por muitos anos, afetando gravemente a qualidade de vida da pessoa.
Na depressão, muitas vezes, o que pode adoecer é o comportamento do individuo. Por conseqüência, seus relacionamentos são afetados, suas atividades profissionais,...Seria como essa pessoa deixasse de existir e uma outra estivesse em seu lugar, mais triste, mais calada, sem alegria em viver.
A depressão é uma doença que pode ser tratada com sucesso! O tratamento deve ser holístico, envolvendo a medicina, a psicoterapia, o apoio espiritual e a cumplicidade dos familiares com a sua solidariedade, paciência e muito amor!

(Autoria Desconhecida)

(C.E.V.V)

Nenhum comentário:

Postar um comentário