quinta-feira, 22 de abril de 2010

Amar Vossos Inimigos

Este sem dúvida, nos parece um dos ensinamentos de Jesus mais difícil. É quase impossível de ser posto em prática no planeta em que estamos e na escala evolutiva em que nos encontramos.
Porque somos espíritos imperfeitos, habitando este planeta para aprender uns com os outros a desenvolver a nossa moral e a nossa inteligência.
Temos inimigos?
Então se somos imperfeitos, nossos sentimentos e julgamentos são imperfeitos, e teremos entre nós, choque de interesses e vontades. Por isso, estamos constantemente nos degladiando para nos impor uns aos outros. Sendo assim qualquer um que contrariar nossa vontade pode virar um inimigo. Do pequeno ao grande mal que alguém nos fizer já entram em nossa lista negra de desafetos. O nosso ego que é o verdadeiro inimigo.
Palavras de Jesus contra a vingança e a intolerância:
Este capítulo do Evangelho Segundo O Espiritismo também poderia ser considerado uma Campanha antiviolência de Jesus: Não à vingança e à Intolerância.

"Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente.
Eu, porém, vos digo que não resistais ao homem mau; mas a qualquer que te bater na face direita, oferece-lhe também a outra..."

"Ouvistes que foi dito: Amarás ao teu próximo, e odiarás ao teu inimigo.
Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos..."

Sentido da palavra Amar
Esse ensinamento se torna quase impossível para nós, porque entendemos que devemos ter com os inimigos a ternura que se tem por um amigo, uma pessoa querida. Mas não é esse sentido da palavra amar, neste caso.
Amar os Inimigos é não lhes guardar ódio, nem rancor, nem desejos de vingança; é perdoar-lhes, é não opor nenhum obstáculo a reconciliação, é desejar-lhes o bem e não o mal. Quem assim procede preenche as condições do mandamento: Amai os vossos inimigos.

Retribuição das ofensas
Muitas vezes por nosso orgulho retribuímos as ofensas, porque pensamos que seria covardia não retribuir, e às vezes não perdoamos porque isso significaria um sinal de fraqueza, e de confirmação que nós estávamos errados.

Inimigos desencarnados
Assim como temos nossos desafetos encarnados, temos o desencarnados também, as vezes algum espírito que não gostou de nossa atitude, ou talvez aquele que nós fizemos algo para ele no passado, nesta existência ou em outras.
Sabemos que a morte destrói o corpo físico, mas não o espírito, e nem os sentimentos que ele tinha quando encarnado. Então ele pode continuar perseguindo seu ofensor, o que, chamamos de obsessão, e pode causar uma serie de problemas, levando ao desequilíbrio, psíquico e físico, muitas vezes de grandes proporções.

Evitando inimigos
Devemos estar atento. E não criar inimigos, e é muito fácil arranjar inimigos, principalmente para aqueles que não se importam em conviver bem com seus semelhantes.

Conclusão
Devemos estar abertos para cultivar e aplicar no nosso cotidiano os valores da simplicidade, gentileza, amizade, bondade, amor, perdão e tolerância e não continuar alimentando, o ódio, a raiva, o rancor, a vingança, que são as grandes chagas deste mundo.

Preleção feita no Grupo Espírita Família Cristã

Fontes de pesquisas:
E.S.E - cap.XII
Portal do Espírito
Blog: meu olhar sobre a vida
O Clarim

Um comentário:

  1. Oi amiga com toda certeza, foi uma bela preleçao, fiquei sentido em não ter participado, ja que estava em São Paulo, mas com certeza, a energia que se formou no salão e a luz; se fez presente la em SP. Parabens mais uma vez

    ResponderExcluir