sábado, 27 de março de 2010

Qual destas doutrinas é preferível?


Um moço de dezoito anos, afetado de uma enfermidade do coração, foi declarado incurável.
A Ciência havia dito:
"Pode morrer dentro de oito dias ou de dois anos, mas não irá além".
Sabendo-o, o moço para logo, abandonou os estudos e entregou-se a excessos de todo o gênero.
Quando se lhe ponderava o perigo de uma vida desregrada, respondia:
Que me importa, se não tenho mais de dois anos de vida?
De que me serviria fatigar o espírito?
Gozo o pouco que me resta e quero divertir-me até ao fim.

 Eis a conseqüência lógica do niilismo.

Se este moço fora espírita, teria dito:

A morte só destruirá o corpo, que deixarei como fato usado, mas o meu Espírito viverá.
Serei na vida futura aquilo que eu próprio houver feito de mim nesta vida; do que nela puder adquirir em qualidades morais e intelectuais nada perderei, porque será outro tanto de ganho para o meu adiantamento; toda a imperfeição de que me livrar será um passo a mais para a felicidade.
A minha felicidade ou infelicidade depende da utilidade ou inutilidade da presente existência.
É portanto de meu interesse aproveitar o pouco tempo que me resta, e evitar tudo que possa diminuir-me as forças.

Qual destas doutrinas é preferível?


Livro: O Céu e O Inferno – cap.I
Allan Kardec

Nenhum comentário:

Postar um comentário