domingo, 21 de março de 2010

Crer sem Ver e Ver para Crer


Ante a incredulidade de Tomé, Jesus disse que bem-aventurados são os que não viram e creram.
Quanta sabedoria nestas palavras, pois os olhos que verdadeiramente vêem não são os do corpo, e sim, os do espírito.
Mas o homem vive somente mergulhado nas coisas perecíveis da matéria necessita sempre de um sinal, para crer. Em todos os tempos, sempre foi assim:

  • Cristovão Colombo apresentou seu projeto aos membros da igreja reunidos no Colégio dos Altos Estudos, e foi notificado de que o projeto se assentava em base falsa e imaginária. Argumentavam que a Terra “é chata e rodeada de água”, acreditar que existem dois hemisférios habitados, seria incompatível com os dogmas de fé, admiti-lá redonda, seria mesma coisa que dizer que há homens que não descendem de Adão.

  • A igreja também desmentiu Galileu, quando ele disse que a Terra gira em torno do sol, preferindo ficar apegada ao sistema geocêntrico (a Terra como centro do sistema planetário, em torno do qual girariam todos os astros), pois o sistema heliocêntrico, demonstrado por Galileu contrariava os dogmas.

  • Quando Joana D’Arc afirmou que ouvia vozes dos espíritos, foi taxada de feiticeira, relapsa e herege. Joana que foi condenada a morrer queimada na fogueira da inquisição foi depois considerada heroína e santa.

Passados mais de dois mil anos das revelações das Verdades Eternas trazidas por Jesus e outros grandes missionários, ainda prevalecem teorias errôneas no tocante a essas verdades como a crença na vida única do Espírito, nas penas eternas, no pecado original, e de que a Terra é o único mundo habitado do Universo.
Por ter trazido à Terra as Verdades Eternas, enfrentando a incredulidade dos homens Jesus foi crucificado; Sócrates, condenado a beber cicuta; João batista, decapitado; Paulo de Tarso, perseguido e também decapitado, muitos profetas foram perseguidos e mortos e muitos emissários dos céus sofreram a incompreensão e o sarcasmo dos homens.
Daí, a importância de descartarmos a fé cega, que conduz ao fanatismo. Como afirmou Allan Kardec, ele na não é mais deste século. E Kardec disse isso no século 19!

“Estamos no século em que o Espírito humano tornou-se mais exigente e a fé cega já não tem mais sentido, reinando a descrença nas igrejas que a impõem. Vivendo sem ideal e sem esperança em outra vida, o homem tenta transformar o mundo pela violência. As lutas econômicas geram as mais esdrúxulas doutrinas de ação e reação. Na ânsia furiosa de predomínio econômico, guerras mundiais assolaram o planeta. Toda a esperança para a Humanidade hoje se apóia no espiritismo, na restauração do Cristianismo, baseada em fatos que demonstram os princípios básicos da Doutrina Crista: Eternidade da vida, responsabilidade ilimitada de pensamentos, palavras e atos.
Sem a Terceira Revelação o mundo estaria irremediavelmente perdido pelo choque das mais desencontradas ideologias materialistas e violentistas.”

Extraído:
Nota de rodapé, no item 7, capitulo XiX de O Evangelho Segundo Espiritismo, 1948
Federação Espírita Brasileira.


Altamiro Carneiro
Jornal Espírita
Nov/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário