quinta-feira, 10 de junho de 2010

Deus

Iniciaremos o estudo da Verdade aprendendo a conhecer Deus.
Todos nós já temos ouvido falar em Deus e mais do que uma vez perguntamos quem é Ele. 
Deus é o criador do Universo e Pai de todos nós. 
Deus nos criou para povoar o Universo; por isso somos filhos de Deus e como todos nós somos filhos do mesmo Pai, nós todos somos irmãos. O nosso pequeno progresso moral não nos permite saber qual é a natureza íntima de Deus. Entretanto, sabemos que Ele é um espírito puríssimo cujos fluidos enchem completamente o Universo. Nós estamos mergulhados no fluido divino; por isso é que nós estamos em Deus e Deus está em nós.
Por meio de seus fluidos Deus irradia sua presença por toda a parte.
Deus não se mostra, mas se revela pelas suas obras. Quando formos espíritos puros nós o veremos e o compreenderemos. Podemos adorá-lo em qualquer lugar: nas cidades ou nos desertos; nos mares ou nas florestas; nos palácios ou nas cabanas. Sendo Deus um espírito, é pelo pensamento que devemos adorá-lo. Também pelas boas obras podemos adorar a Deus; porque as boas obras que praticamos são um ato de adoração a Deus.Deus governa o universo por meio de suas sábias e imutáveis leis. Conhece até os nossos mais escondidos atos e pensamentos e provê nossas necessidades.
Deus é eterno: não teve princípio e não terá fim. Deus é único: há um só Deus.
Deus é bom: ama todas suas criaturas com o mesmo amor. Deus é justo: todos somos iguais diante de Deus. Ele dá a cada um de nós exatamente o que merecemos. A cada um segundo suas obras.


AMOR A DEUS
O nosso primeiro dever é amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.Deus nos deu a vida e tudo o que precisamos para mantê-la; concede-nos os meios necessários para a purificação e para o aperfeiçoamento de nosso espírito.
Pai bondoso está sempre pronto a receber os filhos que se afastam dele. Perdoa-nos todos os erros e nos faculta infinitas oportunidades de regeneração. Trabalha sem descanso pela nossa felicidade e recompensa todas nossas boas ações. A mais bela maneira de se amar a Deus é amando ao nosso próximo. A humanidade inteira é nosso próximo e a todos devemos amar como irmãos, filhos do mesmo Pai. É amando a nossos irmãos que nós demonstramos o nosso amor a Deus. Quem ama seu próximo está sempre pronto a perdoar e a esquecer as ofensas que recebe.Trata a todos com delicadeza e não faz distinção entre o pobre e o rico, entre o preto e o branco, entre o forte e o fraco. É bondoso, obediente e serviçal; gosta de prestar um favor sem se importar com a recompensa.
Não se prevalece de uma posição superior para humilhar os que lhe estão abaixo.Não discute e não diz palavras grosseiras; não fala nem pensa mal de ninguém. Tem palavras de carinho e conforto para dirigi-las aos que sofrem e aos que estão desanimados; socorre todos os necessitados na medida de suas forças.
Sabe que só Deus é superior a tudo e por isso não se julga superior a seus irmãos. Respeita o modo de pensar dos outros e não lhes critica as idéias.Evita tudo o que lhe possa prejudicar o corpo ou o espírito ou causar prejuízos aos outros.Esforçando-nos por praticar todos esses preceitos, estaremos amando Deus na pessoa de nosso próximo e em nós mesmos; porque Deus está em cada uma de suas criaturas.


52 Lições de Catecismo Espírita
Eliseu Rigonatti

Nenhum comentário:

Postar um comentário