domingo, 28 de fevereiro de 2010

SEM MEDO DE SER FELIZ



VOCÊ ESTÁ VIVENDO NO PASSADO?



“Remoer o passado ou colecionar temores sobre o futuro são desperdícios de energia mental, emocional e espiritual.”

Brian Weiss


A grande maioria de nós, que vive com a atenção colocada no futuro, Gerando um estado de tensão emocional marcado por ansiedades e preocupações. Mas tem aqueles que estão focalizando a vida através das lentes do passado.
Usam com freqüência as seguintes frases, carregadas de lamentação e penúria:
“no meu tempo, as coisas eram diferentes...”
“Puxa, como era bom aquele meu emprego...”
“Não consigo esquecer aquela mulher...”
Às vezes ainda não conseguimos esquecer pequenas ofensas que permanecem guardadas em nossa mente há mais de 20, 30 anos. E já passado tanto tempo, hoje ainda sentimos aquelas palavras ofensivas com a mesma intensidade com que foram proferidas naquela ocasião.
E os amores perdidos?
Penso naqueles que não conseguem novos relacionamentos afetivos porque ainda estão presos a amores perdidos.
Não se trata de mera saudade, mas de sentimentos totalmente atrelados ao passado. Parece que a pessoa recusa novos amores, não porque não os deseje, mas porque ainda vive o passado e daria tudo para que ele se tornasse presente.
Sem falar ainda daqueles irmãos que ainda estão presos a enormes sentimentos de culpa pelos erros cometidos no passado. Vivem angustiados, abatidos e geralmente cheios de doenças. Não conseguem entender que nossas atuações do passado eram compatíveis com o grau de entendimento que naquele momento possuíamos. Hoje temos mais consciência sobre determinados assunto, mas no passado nossa ignorância ainda era maior.
“Errar faz parte da trajetória evolutiva do ser humano”
Somente alguém muito presunçoso poderia achar que nunca errou ou que nunca vai errar. Bom, então é exercitar o auto-perdão!
Veja que Deus projetou a nossa caminhada evolutiva por meio das inúmeras vidas, exatamente porque sabia que nós poderíamos errar, falhar. Deus conhece muito bem a nossa fragilidade. Alias, penso que os nossos desvios derivam de uma falsa percepção da realidade. Quanto maior for o nosso conhecimento, maior também será a nossa capacidade de perceber diferenças e, conseqüentemente, de fazer opções mais acertadas.
O Cristo no auge do martírio da cruz, disse talvez uma de suas mais importantes frases:
“Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem.”
Com tal afirmação, Jesus quis dizer que todo mal procede da nossa ignorância. Assim, devemos ver que os erros do passado foram praticados de acordo com a capacidade de entendimento que naquele momento possuíamos. Logo, não adianta a lamentação quanto aos erros de outrora. Mas podemos remediar os erros cometidos, sempre haverá uma forma de reparar os nossos erros.

“O passado serve para melhorar o presente, na medida em que aprendemos com os erros de ontem, renovamos a nossa conduta de hoje para que o amanhã seja melhor.”

Se você cometeu algum erro, perdoe-se e repare a sua falta. Se prejudicou alguém, peça perdão e, sendo possível, repare a sua falta. Não deixe de entender a lição que o erro lhe trouxe, renovando o seu comportamento.
Renove-se, para melhor. Essa é a lei da evolução.
Se alguém o feriu, esqueça a ofensa. Exercite o perdão. O problema é de quem o ofendeu. O perdão é sempre melhor para quem perdoa.
Enfim, meu amigo, ficar preso ao passado não dá futuro. Hoje é o melhor tempo que existe. Liberte-se e comece a viver agora.


Sem medo de ser feliz
José Carlos De Lucca

Nenhum comentário:

Postar um comentário