quarta-feira, 14 de julho de 2010

EXOTISMO

1 - Em alguns Centros Espíritas as pessoas levam peças de roupas de familiares para serem magnetizadas. Funciona?
O resultado não é satisfatório, porqüanto tecidos não são bons receptores magnéticos. E considere-se que a assimilação dos fluidos ali depositados precariamente vai depender do fator sintonia, envolvendo a fé do beneficiário, algo complicado. Geralmente, ele nem mesmo tem conhecimento do que está sendo feito.

2 - Nessa mesma linha de raciocínio podemos situar os banhos de defesa e defumações, recomendados para afastar Espíritos impuros?
Os banhos de defesa, com a utilização de ervas e sal grosso, têm propriedades medicinais. Podem proporcionar algum bem-estar. As defumações perfumam o ambiente e afastam pernilongos.

3 - Não têm nenhum efeito, espiritualmente?
É precário e depende da natureza das entidades que nos perturbam. Se de atilada inteligência, conscientes do que fazem, acharão tudo muito engraçado, sem nenhuma influência sobre elas. Por outro lado, há ainda a questão da fé. Se a pessoa acredita que tais práticas lhe fazem bem, espiritualmente, terá reações favoráveis e ficará fortalecida, inibindo a ação dos obsessores.

4 - E os exorcismos das igrejas ortodoxas?
 Parece funcionar em alguns casos. Se for um Espírito perturbado e infeliz que se aproxima, carente, sem noção do que está acontecendo, podemos afastá-lo com práticas ritualísticas, assustando-o. Se estiver consciente do que faz, haverá de rir.

5 - E os amuletos, envolvendo ferradura, correntinhas, pé de coelho, pedras, imagens...
Se o portador acredita piamente, poderá neutralizar influências nocivas, não por mérito do amuleto, mas por mero exercício de fé. Convicto de que está protegido, mobilizará suas próprias defesas.

6 - Sob o ponto de vista espírita, nada disso é recomendável?
O espírita é chamado a mudar essa maneira de ser. Devemos nos libertar de práticas exteriores, ritos e rezas, e tudo mais que envolva condicionamentos e dependência.

7 - Como enfrentar os problemas existenciais e as influências espirituais negativas, sem essas práticas?
Nossas defesas espirituais devem estar relacionadas com o estudo incessante, a meditação construtiva, o esforço da solidariedade, o trabalho de reforma íntima, o exercício da oração legítima, a disciplina dos sentimentos. E isso que melhora o nosso padrão vibratório, tornando inviável qualquer intenção das sombras a nosso respeito.

8 - Por que essas orientações nem sempre são observadas pelos Centros Espíritas?
É que, no empenho de prestar benefícios em relação à saúde humana, funcionam como hospital, para atendimento de males físicos e psíquicos. Descuidam do ensino doutrinário, que é o mais importante. O Centro Espírita deve ser, acima de tudo, uma escola, onde aprendemos a lidar com os desafios da vida de forma equilibrada e produtiva É valorizar a escola, para que as pessoas não precisem do hospital.

MEDIUNIDADE – TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER
RICHARD SIMONETTI

Nenhum comentário:

Postar um comentário