quarta-feira, 5 de maio de 2010

10ªaula-G.E de Estudos e Trabalhos Mediúnicos

Capítulo 10
Fluidoterapia

"... a fazer passes o médium curador infiltra um fluido regenerador pela simples imposição das mãos, graças ao concurso dos Espíritos, mas esse concurso só é conhecido à fé sincera e a pureza de intenção." Revista Espírita [1864-pg 7]

"A faculdade de curar pela imposição das mãos tem sem dúvida alguma o princípio numa força excepcional de expansão, suscetível de ser aumentada por vários motivos, entre os quais predomina a pureza de sentimentos, desinteresse, benevolência, desejo ardente de aliviar, prece e confiança em Deus." Obras Póstumas [parte I-it 92]

Deduzimos então, pelas colocações do Codificador, que o passe espírita não precisa de técnicas sofisticadas.
O passe é a passagem de uma pessoa para outra de uma certa quantidade de energia fluídica,
dependendo esta, do estado de saúde do passista e do seu grau de desenvolvimento. É dado de mente para mente. É a mente que produz fluidos bons e não as mãos mexendo de baixo para cima, de cima para baixo no doente.
Desnecessária ainda a chamada "limpeza fluídica", quando, pretendendo retirar fluidos deletérios do organismo doente, o passista usa gestos de expulsão dos fluidos. Kardec elucida:
"O fluido bom expulsa o fluido ruim."
Os técnicos em magnetismo são os Espíritos. Nós somos instrumentos motivados pelo amor ao nosso próximo. Há, numa Casa Espírita bem organizada, toda uma equipe espiritual coordenando o trabalho da bioenergia na sala de passes.
Precisamos dar um sentido ético e uma direção segura à doação fluídica, apenas estendendo as mãos sobre a cabeça do paciente. As mãos transmitem as energias que a mente do passista fabrica e capta.
A mente age como uma antena quando recebemos os recursos do plano superior e também quando retiramos estes recursos do próprio organismo.
É importante o passista preparar-se sempre convenientemente, o mais que puder, e encarar a transmissão do passe como um ato eminentemente fraternal doando o que de melhor tenha em sentimento e vibração.
Espiritismo é uma doutrina essencialmente consoladora, uma doutrina de reeducação da alma - postula um novo caminho para o homem se elevar livre de dogmas, de rituais, de esquemas.
É necessário esclarecer o passista sobre esse "folclore", livrando-o desse conjunto de crenças, lendas, costumes, formados de um aparato mágico supostamente necessário para a transmissão do passe. Embora a Doutrina Espírita seja contrária a qualquer prática destituída de fundamento, existe, no seu meio, o freqüentador que, levado por condicionamentos viciosos, fica aguardando passe sem qualquer reconhecida necessidade para isso.
A primeira função do Espiritismo é educar. Os seus princípios convocam a alma humana à luta pelo próprio desenvolvimento moral e intelectual.
As propostas da Doutrina pairam acima de interesses imediatistas para ao homem acenar com resoluções mais seguras e definitivas.
Ter consciência espírita significa estar se esforçando no curso de cada dia para viver em amor; meta que pode ser atingida pela autodisciplina. Contudo, um grande número de pessoas chegam às Casas Espíritas buscando a saúde do corpo. A abençoada mediunidade de cura chega ao mundo como instrumento de amparo às criaturas abatidas pelo sofrimento.
Curar o corpo é favorecer a alma na sua caminhada terrena. Mas, à luz da Doutrina Espírita, educar é a finalidade; curar é o meio de se chegar à finalidade.

Água Fluida
No capítulo da fluidoterapia temos na água fluidificada outro elemento de valor. É utilizada no meio espírita como complemento do passe, tornando-se portadora de recursos medicamentosos.
Há todo um manejo de fluidos modificando a água através da química mental.
"Coloca o teu recipiente de água cristalina à frente de tuas orações e espera e confia." Emmanuel / Chico Xavier

Irradiação
Na irradiação, os fluidos também têm importância real. Léon Denis [No Invisível - cap I] observa:
"A força magnética por certos homens projetada pode de perto ou de longe fazer sentir sua influência, aliviar, curar."

Passe à Distância
É uma modalidade da irradiação quando a sintonia é condição básica. [Nos Domínios da Mediunidade - cap 17]:
"- O passe pode ser dispensado a distância?
- Sim, desde que haja sintonia entre o que recebe e o que administra."

Sessões Mediúnicas
Allan Kardec [Revista Espírita - ano 1866, pg 349]:
"No passe o fluido age de certo modo materialmente sob os órgãos afetados, ao passo que, na obsessão, deve agir moralmente sobre o Espírito obsessor."

Buscando o medianeiro ajuda espiritual, pois sem a assistência dos bons Espíritos fica o médium reduzido às suas próprias forças, insuficientes por vezes, mas, centuplicadas em poder e eficácia se unidas ao fluido depurado dos mensageiros de Jesus.
O passe é transmissão de energias humanas somadas com as emanações divinas encontradas nos reservatórios da natureza. Sustentando-se na prece, o passista é um intermediário consciente que, humilde, se ergueu para Deus. Nenhum passista pode dispensar a oração ao reconhecer, na prece, o benefício que ela proporciona. E a oração não tem fórmula, é vibração sincera da alma, e quanto mais sincera for maior teor vibratório alcança e mais energia soma.
A essência do passe é o amor.
Herculano Pires alcança a questão com uma objetividade admirável:

"É tão simples um passe que não podemos fazer
mais do que dá-lo."
"O passe é um ato de amor."

Bibliografia
(1) O Livro dos Médiuns - Allan Kardec
(2) Obras Póstumas - Allan Kardec
(3) A Gênese - Allan Kardec
(4) Passe e Passista - Roque Jacinto
(5) Obsessão - o Passe - a Doutrinação - J. Herculano Pires
(6) Nos Domínios da Mediunidade - André Luiz / Chico Xavier
(7) Missionários da Luz - André Luiz / Chico Xavier
(8) Mecanismos da Mediunidade - André Luiz / Chico Xavier
(9) Estudando a Mediunidade - Martins Peralva

Nenhum comentário:

Postar um comentário