sexta-feira, 9 de abril de 2010

Como a gente FAZ a ansiedade?

 Indo para o amanhã.Existe o amanhã? Não,como também não existe o passado.
Só temos o agora e só podemos estar no presente. Então a ansiedade é um fenômeno da imaginação, e esta é ótima quando bem usada, porém quando mal administrada traz resultados nefastos. E não adianta falar “VOU LARGAR” .
É preciso sim controlar sua imaginação. Eu tenho o arbítrio para isto.
Como você sabe FAZER a ansiedade, tem que saber também COMO DESFAZER .
Quando você está fazendo, você vai para o futuro e fica lá inventando moda.
Você não está planejando, programando, e isto sim é até bom, porém você está procurando PROBLEMAS.
E aí é que começa o pior jogo que se pode fazer o jogo do “E SE...” Isso é terrível, pois imagina sempre o pior e fica lá tentando resolver o problema (preocupação).
Se (pré)ocupando com algo imaginário. Você produz medo e ainda fica: “O QUE QUE EU VOU FAZER SE... ?
 Ex.: vou fazer uma festa daqui 15 dias, e começo agora com os “e se...”, não estou planejando as coisas necessárias, bebidas, comidas, etc., e sim conjecturando sobre o que pode acontecer na festa, se fulano vem, se vai esfriar o tempo, se a comida vai ser suficiente.
E assim coloco agora toda a energia sobre algo que irá ocorrer somente daqui a 15 dias. Esta energia represada dentro de mim vai provocar a ansiedade, pois o fato não está ainda ocorrendo para que ela seja usada. E o que vai acontecer? No dia da festa, após a mesma, você estará exaurido completamente. Não foi a festa que cansou, e sim todas as suas expectativas colocadas nos dias que a precederam.
O que é preocupação? É algo que ainda não está e pelo qual você já está se ocupando, ou seja você está se ocupando com uma coisa que ainda não existe e que talvez nem vá existir. E a tendência da preocupação é sempre para o pior.
Nós aprendemos desde crianças que preocupação é coisa de gente séria, gente responsável. As pessoas acham que se preocupar é consideração com os outros: “estou preocupada com você, pois as coisas podem não dar certo”.
Que horror! Você precisa disso?! Isso é doença! Não ajuda a pessoa e ainda destrói, isso sim.
Você aprendeu que, quando gosta, se preocupa, então isto foi aprendido, você pode mudar, você não nasceu com isso.Você copiou dos outros.
Você também pode viver sem medo e sem ansiedade.
O que foi aprendido se muda.

CURSO VIDA E CONSCIÊNCIA - GASPARETTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário